terça-feira, 2 de abril de 2013

Turismo Sexual no Brasil

23 janeiro 2012 — Notícias

O Brasil é uma das rotas preferenciais do turismo sexual no mundo. Despontou como destino entre as décadas de 1980 e 1990, quando o mercado asiático começou a ficar saturado. Até hoje, no entanto, a Ásia lidera como o principal destino de turismo sexual do globo, com destaque para a Tailândia, altamente problemática. Em seguida vêm América Central, Caribe e América do Sul. Entre os principais destinos do turismo sexual no continente americano estão México, Cuba e Brasil.
Uma pesquisa patrocinada pela OMT e divulgada em 2005 revelou o perfil do turista sexual que vem ao Brasil. Ele é na maioria das vezes de classe média, tem entre 20 e 40 anos de idade, viaja desacompanhado ou com outros homens. Italianos, portugueses, holandeses e norte-americanos lideram o ranking dos turistas sexuais. Em menor número aparecem os ingleses, alemães e latino-americanos. Foram entrevistadas 1.400 pessoas para o levantamento, entre garotas de programa brasileiras e turistas sexuais.
Fonte:



Dados da Prostituição Infantil no mundo e no Brasil

O turismo sexual é ignorado pela maioria dos autores que estudam segmentação de mercado em turismo, embora citem em alguns trechos seus atrativos, a simples ideia que esse segmento exista, causa sensações desagradáveis em todo os membros do mercado internacional do  turismo. Ele engloba vários fatores de exploração do Ser humano no planeta, o tráfico de crianças, adolescentes e mulheres com fins sexuais, prostituição, escravização, tráfico de drogas e outras formas de violência e crimes, fazendo com que o turismo sexual seja um mal a ser combatido e condenado tanto no plano ético quanto no aspecto jurídico.
Esse segmento é à parte do mercado turismo que mais cresce em todo o mundo e principalmente no Brasil, começando a tomar proporções gigantescas. A falta de emprego, educação, saúde e de condições básicas para que as famílias possam criar seus filhos, fortalece o crescimento do turismo sexual que é alimentado da miséria, ignorância e fome. A situação foi discutida durante o I Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças, realizado em Estocolmo em 1996, onde dados estarrecedores foram revelados:

"A Ásia é continente mais atingido, com cerca de 600 mil crianças prostituídas nas Filipinas, 300 mil na Índia, 250 mil na Tailândia, 200 mil na China e 30 mil no Sri Lanka e no Nepal.(...)(...)Os tentáculos desta rede ignominiosa internacional estendem-se desde o Brasil, com 500 mil crianças prostituídas, e os Estados Unidos, com 300 mil, até  os países da Europa..."
Fonte: Revista Miriam - Exploração Sexual das Crianças - A Pedofilia - Lucílio N. Galvão – Nov. de 1996)

Para ler o documento completo, acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário