domingo, 9 de março de 2014

O que é filosofia?


           
           

           A filosofia nasceu na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, ela surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilhavam de diversas crenças míticas.
            Se considerarmos filosofia a atividade racional voltada à discussão e à explicação enquanto desenvolvimento do conhecimento racional das coisas que nos circundam, tem-se o século VI a.C. como a data mais provável da origem da filosofia.
            Nessa época temos a instituição da moeda, do calendário e da escrita alfabética, a florescente navegação, que favoreceu o intenso contato com outras culturas. Esses acontecimentos propiciaram o processo de desdobramento do pensamento poético em filosófico.
            De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático. Esse período abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.).
            Mas o que é filosofia?
            A filosofia é um modo de pensar; é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema  acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Até mesmo uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica.
            A filosofia parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.
            A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo. Questiona as práticas política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística. Não há área onde ela não se meta, não indague. E, nesse sentido, a filosofia é "perigosa", "subversiva", pois vira a ordem estabelecida de cabeça para baixo.
            Talvez a divulgação da imagem do filósofo como sendo uma pessoa "desligada" do mundo seja exatamente a defesa da sociedade contra o "perigo" que ela representa.
            O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, re-descobrindo seus significados mais profundos.
            Filósofos diferentes têm posturas diversas com relação a imagem institucional de sabedoria e compreensão. Embora com motivações diferentes, deram a sua importante contribuição para o alargamento das fronteiras.
            A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. Assim, filosofar é uma prática que parte da teoria e resulta em outras teorias.
            Desse modo, embora os sistemas filosóficos possam chegar a conclusões diversas, dependendo das premissas de partida e da situação histórica dos próprios pensadores, o processo do filosofar será sempre marcado pela reflexão rigorosa, radical e de conjunto.
            O conceito de filosofia foi muito bem definido por Gerd A. Bornheim no livro "Os filósofos Pré-socráticos": "...Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo - como concepção da vida e do mundo, poderemos dizer que sempre houve filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para os enigmas de sua existência..."
Texto retirado da Internet: www.filosofiavirtual.pro.br/

Atividade: Responder às questões abaixo:

01 – Que diferença ou diferenças existem entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico?
02 – Qual é o objeto de estudo da Filosofia?
03 – Por que a filosofia é uma disciplina considerada subversiva ou perigosa?
04 – O quê significa pensar os acontecimentos além da sua pura aparência?
05 – Qual é o trabalho do filósofo?
06 – Qualquer pessoa pode filosofar? 
08 - De que modo as pessoas filosofam no cotidiano?
09 – As perguntas filosóficas são diferentes das perguntas cotidianas que fazemos?
10 - Qual é a diferença entre uma pergunta filosófica e uma pergunta comum como: “qual teu nome?”?